segunda-feira, 1 de agosto de 2011

7 bilhões de habitantes







Seremos sete bilhões de habitantes no mundo a partir do dia 31 de outubro deste ano. A estimativa é de um estudo das Nações Unidas, o qual mostra que, em algum lugar da Índia, nesse dia, um parto será o marco desse ponto crítico da história do planeta. 


Tanto a data quanto o país são projeções feitas pela ONU, mas, ainda que haja alguma variação, fato é que terminaremos 2011 com um novo marco em termos demográficos, o qual nos levará a novos desafios sociais e ambientais. 

O estudo que traz tais dados está na edição do jornal Science desta semana, e ressalta como fator desse marco o aumento da expectativa de vida em países em desenvolvimento. O artigo traz como causas do fenômeno o aprimoramento de vacinas, a proliferação do uso de antibióticos e um relativo avanço no acesso à saúde pública. Combinando isso a uma elevada taxa de natalidade não se poderia ter outro resultado que uma explosão demográfica. 

O estudo ainda mostra que registramos nosso primeiro bilhão de habitantes por volta de 1800. 125 anos depois, chegamos aos 2 bilhões de pessoas. O assustador é que, nos últimos 50 anos, passamos de 3 para 7 bilhões, tendo o pico nos anos 70. 

A previsão para o futuro não é mais estimulante: até 2050, o planeta será habitado por 9 bilhões e 300 milhões de pessoas, e 97% desse crescimento populacional estará concentrado nas regiões mais pobres. (ED)


Extraído daqui