Cabo Verde subiu três posições no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2010, ao passar do 121º para o 118º lugar, numa classificação que abrange 160 países, indica um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O relatório do PNUD, intitulado "A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desenvolvimento Humano", sublinha que o valor do IDH de Cabo Verde para 2010 é 0.534 numa tabela em que os países são classificados num intervalo de 0 a 1.
Esta classificação do relatório, publicado quinta-feira, coloca o arquipélago no grupo de países de desenvolvimento humano médio.
Esta subida de Cabo Verde no ranking do IDH, onde há dois anos o arquipélago havia caído 19 posições, ganha especial significado uma vez que este ano o PNUD introduziu novos critérios de classificação, que passam, nomeadamente pela avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à Desigualdade (IDH-D), o Índice de Desigualdade e Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).
De acordo com o mais recente IDH, a esperança média de vida de um Cabo- verdiano à nascença é de 71,9 anos e o Rendimento Nacional Bruto per capita é de 3.306 dólares americanos.
O valor do IDH de Cabo Verde aumentou, entre 2000 e 2010, de 0.500 para 0.534, uma subida de 7 porcento.
A nível continental, Cabo Verde ocupa a 11ª posição, atrás das ilhas Maurícias, da Tunísia, da Argélia, do Gabão, do Botswana, do Egipto, da Namíbia, da África do Sul, de Marrocos e da Guiné Equatorial.
Na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Cabo Verde lidera com uma ampla vantagem de 12 lugares sobre o Gana, que está em segundo lugar.
Este índice, que avalia as conquistas de um país com base na expectativa de vida, no acesso à educação e no padrão de vida medido pelo PIB (Produto Interno Bruto) per capita, é liderado pela Noruega, seguida da Austrália e da Nova Zelândia (Desenvolvimento Humano Muito Elevado).
Praia - 05/11/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário